A maturidade de Jade Picon e as características da Geração Z (2024)

Se você, assim como eu, não conhecia Jade Picon, uma dassistersque compõem o time Camarote (famosos) do BBB, sinto lhe dizer, mas você está entregando a sua idade.

Nascida em São Paulo, Jade tem 20 anos, possui, até o presente momento, mais de 17 milhões de seguidores no Instagram, 667 mil no Twitter, 1,5 milhão no Facebook e mais de 2 milhões de inscritos no canal no YouTube.

Jade Picon vem de família rica: filha de Carlos Picon, empresário do ramo de mármores e granitos, e Mônica Santini Froes, engenheira agrônoma que atua nas áreas de permacultura, agrofloresta, paisagismo e agricultura regenerativa.

Arnold SchwarzeneggerFilho de Arnold Schwarzenegger impressiona internautas por semelhança com o pai
IdentidadeAos 76 anos, homem descobre que irmã era sua mãe biológica

Além de trabalhar desde cedo como modelo, Jade ficou famosa por aparecer nosstoriesde seu irmão, Léo Picon, que é um famoso influenciador digital e fundador da marca de roupasstreetwearApprove, além de ter sido colírio da revistaCapricho.

VAMO GAROTASSSSSS!!! 💖 pic.twitter.com/XDgnIbHT7N

— jade picon 🌪 (@jadepicon) January 28, 2022

Jade é um íconefashione de estilo de vida para a Geração Z. Quem começou a assistir ao BBB e não seguia a Jade, achava que ela não passaria de uma garota rica e mimada. Ledo engano: Jade mostra estar aberta ao aprendizado, com muita humildade (gerando memes muito engraçados) e o que mais nos surpreende é sua maturidade: ainfluencersabe se colocar, sem ser arrogante, é muito assertiva e empática.

Nota-se isso ao expor a sua opinião sobre o sofrimento de Natália ao ter se sentido trocada por Lucas, quando este optou por ficar com Eslovênia, após ficar algum tempo nos dias anteriores investindo em carinhos com a primeira.

A participante do BBB, Bárbara, que écoaching, alegou que o beijo de Lucas e Eslovênia feriu o ego de Natália. "Pelo que eu vejo, ela é uma pessoa que se incomoda quando vê que tem outra pessoa chamando mais atenção que ela", alfinetou.

Jade argumenta: "É algo da história dela, lá de fora. É um lugar que é cansativo para ela estar. Ela falou que não se sentia como a primeira opção lá fora, na vida dela, traz outras histórias, traz outras dores dela, entende? E eu a escutei e, tipo assim... Aconteceu de novo. Só que não é só culpa, aconteceu".

Novamente, Bárbara tentou argumentar: "Tudo se repete para a gente aprender, né? Eu acho que as situações que aparecem na nossa vida quando a gente identifica um padrão, são um sinal de que até tu aprender, isso vai se repetir. Todos nós temos as nossas dores". Jade discordou e acrescentou: "Mas não quando envolve assuntos mais delicados, sabe?".

Independentemente se Natália é uma jogadora cansativa, às vezes chata e considerada grossa dentro da casa, Jade entendeu que o choro dasisterse dá pela solidão da mulher preta, e como esta é sempre deixada para segundo plano, por questões de racismo estrutural, como também foi pontuado nas mídias sociais pelasinfluencerse ex-BBBs Gleice e Thelminha.

Pontual!

Como pode alguém, com pouca idade, ser tão pontual em seu discurso? Por ter contato praticamente todos os dias com jovens, afirmo que essa é uma característica notável na Geração Z.

OsZ-lenials, ou nativos digitais, estão cada vez mais “on” no mercado de trabalho e comoshoppers(compradores), e nós, das gerações anteriores devemos estar antenados na maneira com a qual trabalharemos com esses jovens, bem como tornaremos as nossas marcas mais atrativas aos seus olhos. Logo, pontuarei algumas características dessa geração:

- Focam apenas aquilo que realmente lhes interessa: se eles não vêm motivo e importância para fazer algo, eles não vão fazer. Logo, nós temos que vender muito bem a nossa ideia para que eles possam executá-la, afinal, se não encontrarem um sentido, não vão realizar a tarefa.

- Precisam entender o porquê das coisas, são muito críticos, questionadores e vão atrás da informação (quando esta é de seu interesse). E se uma marca ou alguma coisa não os agrada, eles sabem prontamente dizer não: são muito transparentes e não são tão bons em serem políticos, como a Geração Baby Boomer, por exemplo.

- Gostam de viver e mostrar aquilo que de fato eles são: podemos ver essa característica na própria Jade, quando ela assume não saber fazer serviços domésticos, ou desconhece hábitos considerados de gente de baixa renda, afinal, ainfluencersempre teve uma condição de vida privilegiada, porém, ela não desdenha ninguém e procura sempre aprender com osbrothersda casa.

A maturidade de Jade Picon e as características da Geração Z (3)

- Errar, assumir que errou e fazer algo que repare ou minimize o erro: são de marcas assim que a os Z gostam de consumir e trabalhar. O famoso conceito de antifrágil: ter vulnerabilidades, reconhecê-las e ter a humildade de assumir os erros e buscar melhorá-los. Jade é assim o tempo todo na casa, característica de sua geração.

- Conectam-se com causar sensíveis, que podem mudar o mundo: Jade já deixou claro que vai doar seu prêmio para causas sociais, caso seja campeã.

- São ativos, multifacetados, conseguem fazer várias coisas ao mesmo tempo. É uma geração empreendedora e inovadora, que procura deixar a sua marca pessoal em tudo que faz. Jade, além deinfluencer, empreende sua marca de roupas, Jade Jade.

- Por se conectarem muito cedo nas redes e se comunicarem com pessoas do mundo inteiro, os Z têm menos dificuldade de trabalhar em equipe e com diversidade do que as gerações anteriores.

Por isso, Jade conseguiu se colocar no lugar de Natália e entender o contexto mais macro com a qual asisterestá inserida (a solidão da mulher negra e o Racismo Estrutural no Brasil).

A maturidade de Jade Picon e as características da Geração Z (4)

Por qual motivo osZ-lenials,e uma de suas representantes, Jade Picon,são assim? Essa geração é muito marcada por mudanças políticas, sociais e tecnológicas que influenciaram e alteraram as suas crenças e formas de viver.

Sempre conheceram um mundo instável e estão acostumados à turbulência que os rodeia. Logo, esses jovens encaram o mundo de uma forma mais pragmática e realista do que os seus pais, pois passaram por dificuldades, desde muito cedo.

Ao longo dessa edição do BBB, espero continuar rindo com memes e aprendendo muito com Jade Picon e a Geração Z. Ao invés de criticá-los, convido-o a apreciar o que há de melhor nessa geração, afinal, eles nos mostram a cada dia mais o quanto são admiráveis.

Mariana Munisé especialista em Comportamento do Consumidor e professora de Marketing da Universidade Presbiteriana Mackenzie Campinas.

Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie

A Universidade Presbiteriana Mackenzie está na 103º posição entre as melhores instituições de ensino da América Latina, segundo a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação. Possui três campi no estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pelo Mackenzie contemplam Graduação, Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado, Pós-Graduação Especialização, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.

A maturidade de Jade Picon e as características da Geração Z (2024)
Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Twana Towne Ret

Last Updated:

Views: 6519

Rating: 4.3 / 5 (44 voted)

Reviews: 83% of readers found this page helpful

Author information

Name: Twana Towne Ret

Birthday: 1994-03-19

Address: Apt. 990 97439 Corwin Motorway, Port Eliseoburgh, NM 99144-2618

Phone: +5958753152963

Job: National Specialist

Hobby: Kayaking, Photography, Skydiving, Embroidery, Leather crafting, Orienteering, Cooking

Introduction: My name is Twana Towne Ret, I am a famous, talented, joyous, perfect, powerful, inquisitive, lovely person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.